Lidar com conflitos é primordial para o nosso sucesso!!!

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Você evita conflitos? O conflito é evitado pela maioria das pessoas porque cria uma quantidade intensa de incerteza, desconforto e ansiedade. O conflito ativa nosso mecanismo de autoproteção de lutar ou fugir, fazendo com que muitos de nós nos sintamos angustiados e anciosos. Alguns de nós começam a tremer, as vozes tendem a se elevar e, na maioria das vezes, palavras são ditas por reação não intencionais. Muitas vezes “chutamos o balde” em um discussão com conflitos, pois os sentimentos são feridos e, às vezes, relacionamentos destruídos.

Não é de admirar que muitos de nós desejemos evitar o conflito a todo custo. No entanto, as soluções mais inovadoras geralmente surgem do conflito. O local de trabalho é um ambiente dinâmico que sempre precisa de crescimento, mudança, soluções, transições e atualização. Os conflitos fazem parte de nossa vida profissional cotidiana e na nossa vida pessoal. Quanto mais nos expomos ao conflito, melhor nos tornamos em lidar com ele e mais bem-sucedidos nos tornamos como professionais e mais conscientes as relações.

Quando aproveitamos dos beneficios dos conflitos no processo de autoconhecimento, percebemos que conflitos ajudam muito. Segue 10 beneficios que podemos aproveitar em conflitos:

1. Se abrir para novas ideias.

Em um conflito os nossos pensamentos e ideias são desafiados. O conflito é incrivelmente útil como instrumento criativo e de ajuste fino de nossas próprias ideias. Ouvir a percepção de outra pessoa ajuda a moldar e esclarecer a nossa; tornando-nos mais claros e comprometidos com nossa posição original. O conflito traz novas perspectivas sobre nossas ideias e assim gerar de forma eficaz novas soluções, ganhando confiança e desenvolvendo acordos mais profundos; tudo isso é ótimo para networking e desenvolver conexões bem-sucedidas.

2. Oportunidade de verbalizar necessidades (assertividade).

A maioria das pessoas não consegue o que quer porque não diz o que quer. O conflito oferece uma oportunidade de verbalizar nossas necessidades para que sejam atendidas. Quem somos e o que defendemos determina em grande parte nossos níveis de sucesso. Há um equilíbrio que devemos estabelecer, onde podemos tomar uma posição sobre as questões sem ser muito agressivos e também sem ser totalmente passivos. Conflito, confronto e/ou manifestação nos tornam mais resilientes e menos temerosos ao pedir o que é necessário.

3. Aprender flexibilidade.

Se estivermos em conflito, não teremos apenas outros se ajustando a nós e às nossas perspectivas, mas também estaremos nos ajustando aos outros e às suas perspectivas. Humildade e franqueza são duas qualidades admiráveis que vêm de um conflito. Temos que nos disciplinar pois nem sempre precisamos estar certos.  Em cada contato ou negócio que temos com clientes e/ou nossa equipe ou pessoas com quais convivemos sempre haverá diferentes opiniões com conflitos. Isso é natural de qualquer negociação bem-sucedida. Quanto mais abertos e flexíveis pudermos ser, melhor será nossa reputação de sermos justos e inteligentes.

4. Aprendemos a ouvir.

A chave para qualquer resolução de conflito bem-sucedida é a capacidade de ouvir. Relacionamentos e/ou negociações bem-sucedidas não podem ser construídas com pessoas defensivas e dominadoras. Ouvir exige paciência e disciplina para controlar nossos impulsos para falar. É preciso sermos capazes de nos colocar os nossos pensamentos de lado para que possamos ter uma outra perspectiva. Ouvir nos dá acesso às informações de que precisamos para tomar decisões inteligentes e lucrativas.

5. Aprendemos novos padrões de comportamento.

À medida que entramos em conflito, aprendemos como os outros trabalham, seu estilo de comunicação e seus pontos de vista. Conhecer os padrões nos ajuda a ser mais eficazes em nossos relacionamentos, pois eles fornecem algum nível de previsibilidade. A previsibilidade é eficaz ao traçar estratégias nas negociações e interações sociais. Quando ouvimos, ficamos sabendo como as pessoas pensam. Esse conhecimento nos ajuda a definir e trabalhar dentro de seus padrões, permitindo-nos respeitar os limites e prever onde e quando podemos empurrar sem ser ofensivos e ainda fazer negócio ou estabelecer conexões. Conhecer padrões nos deixa mais preparados e confiantes para lidar com qualquer tipo de incerteza ou desacordo.

6. Construimos soluções.

Quando as estruturas ou acordos existentes não funcionam mais, algo novo precisa entrar em ação. Mudar é difícil. Isso cria desconforto e naturalmente queremos manter o que antes funcionava, mesmo quando está claramente desatualizado e precisa de atualização. Para ter sucesso, todas as coisas precisam estar no processo de estar “em desenvolvimento”. Para que nossos negócios cresçam, toda a base dos negócios deve ser consistentemente analisada, discutida, negociada e ajustada. O conflito é a “porta dos fundos” para a reinvenção e inovação.

7. Praticamos habilidades de comunicação.

A comunicação é uma habilidade que requer autocontrole, paciência e inteligência. Requer que sejamos reais e autênticos. Se recuarmos do conflito, acabaremos sendo falsos. Acabamos não comunicando nossa perspectiva por causa de alguma forma de medo. O conflito é difícil para todos, mas quanto mais nos envolvemos no conflito, melhoramos a nossa comunicação. Isso não quer dizer que devemos sair e criar conflitos por ai, mas a intenção é não ter medo de participar do conflito quando ele surgir. Lide com isso e esteja aberto ao elemento surpresa.

8. Ajuda-nos a definir limites.

As pessoas precisam saber por onde começamos e por onde paramos. O conflito é o lugar ideal para definir limites e fazer novos acordos que vão ao encontro do respeito e da integridade de todos os envolvidos. Sem respeito e reciprocidade, as conexões bem-sucedidas não podem se desenvolver ou florescer. À medida que comunicamos necessidades e limites, permitimos que outros aprendam muito sobre nós e como trabalhamos. Também aprendemos muito sobre nós mesmos, o que nos torna muito mais bem-sucedidos. O conflito nos ensina quando recuar e quando pedir a outra pessoa que recue.

9. Praticamos o controle emocional.

Não precisamos ser tão emocionais o tempo todo. Se quisermos ser levados a sério, devemos abordar o conflito com seriedade. Devemos aprender a permanecer calmos e a usar o mínimo de palavras para transmitir nosso ponto de vista, ao mesmo tempo em que nos mantemos firmes e flexíveis ao definir nosso caminho. Perseverança e autocontrole são as chaves para uma resolução de conflitos bem-sucedida. Quando estamos no controle de nós mesmos, as pessoas podem se relacionar melhor conosco, contar conosco e confiar em nossas intenções.

10. Podemos nos diferenciar.

Podemos aprender muito sobre quem somos por meio das diferenças que temos com outras pessoas. Somos todos diferentes e precisamos aprender a dizer a nossa verdade e perspectiva tão claramente. O conflito nos dá a oportunidade de apresentar uma verdadeira representação de nós mesmos no mundo. Falar a verdade sobre nós mesmos em meio a divergências é a base da saúde emocional e da comunicação bem-sucedida. Quando falamos a verdade sobre quem somos e no que acreditamos, todos na conversa irão absorver e responder às nossas informações. Isso permite que outros se ajustem.

Esses ajustes são os sucessos advindos do conflito. O objetivo final do conflito é a resolução.

Fonte: Campbell, Dr. Sherrie, SUCCESS EQUATIONS, a path to living an emotionally wealthy life. 1. Ed. New York: Morgan James Publishing, 2019.