Eu me sinto tão frustrado!

Frustração faz parte da vida. Entender de onde vem nos permite viver vidas mais alegres e leves — mesmo quando as coisas não saem do jeito desejado.

A raiz de cada situação frustrante que você já enfrentou na vida pode ser resumida em tres palavras: expectativas não atendidas. Sem dúvida, cada um de nós experimentou momentos, dias, semanas ou até temporadas mais longas de frustração – tudo isso ocorre porque nos sentimos no direito de ser atendido em um ou mais desejos subconscientes:

  • Expectativas não atendidas para o conforto
  • Expectativas não atendidas para o controle
  • Expectativas não atendidas para conveniência
  • Expectativas não atendidas para elogios
  • Expectativas não atendidas para companheirismo.

Para exemplificar vamos considerar a seguinte situação: dois jovens profissionais criados em famílias de situação financeira estável, cresceram em bairros de classe média, residiram em casas confortáveis e desfrutaram de férias familiares pagas por pais generosos. A transição para a vida adulta pode ser um pouco perturbadora quando as expectativas de confortos não forem atendidas como aconteceu na infancia. Por que? Porque o desejo de conforto inadvertidamente se tornou uma demanda.

A vida pode trazer alguns momentos difíceis para os seres humanos. A morte de um ente querido, a perda de um emprego, ou mesmo as dificuldades de engravidar rapidamente nos lembrarão que temos menos controle sobre as circunstâncias em nossas vidas do que gostaríamos de admitir. Quando meu plano para minha vida parece não seguir da forma que eu desejo pois pode haver um plano de vida diferente e mais divino do que eu imaginei ou projetei. Nesse caso, eu posso ficar muito frustrado.

Começar um novo trabalho e esperar imediatamente se tornar o membro mais valioso da equipe é uma maneira infalível de se frustrar em duas das categorias dos desejos subconscientes: conveniência e elogios. Primeiro, logo perceberei que a descrição do meu novo trabalho pode não ter sido da forma que eu imaginei ou esperava. Como resultado, terei que me adaptar de maneiras aparentemente inconvenientes. Além disso, meu senso de realização pode estar ameaçado se eu não receber elogios públicos dos meus superiores por completar tarefas maiores e mais complexas.

Acima de tudo, cada um de nós tem um profundo desejo de companheirismo. Valorizamos amigos próximos que realmente gostam de nós e fornecem essas conexões significativas e memórias divertidas de fim de semana. Mais urgentemente, também esperamos que um dia encontremos alguém especial que preferiria estar na nossa presença do que em qualquer outro lugar do mundo. Queremos ser amados por todos e especialmente amados pelas pessoas mais importantes de nossas vidas. No entanto, quando indivíduos que mais valorizamos não satisfazem os desejos mais profundos de nossos corações ou ficam aquém de nossas expectativas pela intimidade que imaginamos, experimentamos profunda decepção. A expectativa não atendida de companheirismo verdadeiro em geral está entre as mais frustrantes de todas.

É possível viver a vida desprovida de toda frustração? Não! No entanto, ao entender que a frustração é apenas um sintoma de expectativas muitas vezes não reconhecidas ou não ditas, podemos tratar a causa em vez de tentar gerenciar sem sucesso algumas das consequências (mau humor, choro, reclamação ou pessimismo… para citar alguns) de frustração em nossas vidas. Acreditamos que a melhor estratégia para enfrentar a causa raiz da frustração é aceitar o fato indiscutível de que a vida é difícil. A vida sempre é menos difícil quando admitimos a nós mesmos que a vida é difícil. Aceite que coisas ruins acontecem com pessoas boas. Refletir sobre a possibilidade de que a dor nem sempre é um problema, mas pode ser o catalisador para mudanças positivas. Pare de desperdiçar tanta energia na tentativa de controlar as pessoas e circunstâncias, mas sim invista em quem você está se tornando e se concentre em algo que você sempre pode controlar: suas escolhas.

No final do dia, algum grau de frustração é inevitável, já que todos vivemos em um mundo que está nos desafiando e muitas vezes não está em harmonia com aquilo que buscamos. Então aceite as coisas que você não pode mudar, lute para mudar as coisas que puder, e escolha aproveitar suas melhores energias para se tornar a melhor versão de si mesmo, para que você seja uma bênção para cada ser humano que encontrar e um benefício para o mundo em que você vive.

A coisa maravilhosa sobre a frustração é que ela te lembra que há algo acontecendo em sua vida e algo significativo que requer atenção.

Evite o desejo de corrigir rapidamente esse sentimento. Em vez disso, bate um papo carinhoso e aberto com essa emoção e conheça-a.

#dicadoAnand:

A Constelação familiar é muito indicada para as pessoas que desejam se harmonizar de forma profunda com a fonte de frustração em nossas vidas.

 Referencias:

  • Moraes, Renate Jost . As chaves do inconsciente / Renate Jost de Moraes. Edição 9. Rio de Janeiro: Agir, 1994.
  • Hellinger, Bert. Ordens de Amor: um guia paro o trabalho com constelações familiares. Edição 1. São Paulo: Cultrix, 2007.
  • Hellinger, Bert. A fonte não precisa perguntar pelo caminho: um livro de consulta. Edição 3. Patos de Minas: Atman, 2005.