Como fazer um 2022 diferente?

Com um novo ano chegando, somos bombardeados com mensagens sobre mudança e autoaperfeiçoamento. Resoluções ou Objetivos do tipo este ano eu vou perder peso, vou fazer diferente etc. Esse periodo é um momento ideal para voce olhar para aquilo que considera importante. A ideia é aprender uma nova  habilidade para o novo ano.

O ano novo é uma forma natural e até impositiva de considerar mudanças, novidades, crescimento ou fazer diferente. É o momento de romper a conexão com a inação na nossa vida. Algo que pode gerar ansiedade e angustia: ansiedade, pois teremos que agir diferentemente para gerar resultados melhores e angustia pois teremos encarar algumas coisas desconfortaveis.

A nossa experiência e observação nos outros também mostram que muitos objetivos ou metas do ano novo são abandonados no decorrer do ano pois:

  1. Não foram pensados ou refletidos adequadamente para trazer clareza na intenção.
  2. Os objetivos e metas não foram bem formulados.

Eu vou explicar isso melhor: quando definimos objetivos e metas de vida, precisamos pensar e organizar as resoluções. Perguntas simples podem ser respondidas como:

  1. O que eu gosto nesses objetivos?
  2. O que não gosto nesses objetivos?
  3. O que eu quero com estes objetivos?
  4. O que não quero com estes objetivos?
  5. O que eu não abro mão?

Respondendo essas perguntas, começamos a colocar intenção com clareza nos objetivos e metas.

Metas/objetivos e intenções estão relacionadas, mas são diferentes. Simplificando, os objetivos denotam o que você espera alcançar com sua vida. As intenções denotam como você espera ser ao viver essa vida.Se eu escolher, por exemplo, que ano que vem “quero viajar”. Respondendo as perguntas eu começo clarear o meu objetivo e na pergunta o que eu não abro mão eu coloco intenção e o objetivo começa ficar mais claro e mais focado na sua realização.  O objetivo começa a ser formulado melhor. Como por exemplo o objetivo “quero viajar” pode se tornar: eu quero usar as minhas férias para viajar para a praia com a minha família no segundo semestre.  

O acompanhamento desses objetivos podem ser feito com apoio de um caderno de anotações. Esse caderno tem seus afazeres do dia a dia e no começo do caderno ou em outro lugar você anota seus objetivos. Tendo esses objetivos perto de você, você pode criar uma rotina de 10 minutos por dia para ler, pensar e planejar as açoes para realizar os objetivos. É importante que você não guarde seus objetivos na “gaveta”. Mantenha os objetivos juntos com você.    Aquelas pessoas que não anotam nada ou de forma desencontrada, o desafio para realizar os objetivos fica um pouco mais difícil, pois aquilo que eu não vejo sempre eu vou esquecer e depois eu me lembro quando o tempo ja passou. Talvez um bom objetivo para essas pessoas seja racionalizar e estruturar sua produtividade e tempo.

 Agora quando os objetivos saem fora dos trilhos ou desmoronam por algum motivo, mas você ainda quer tentar novamente, fale consigo mesmo com mais carinho sem o cruel julgamento de que você falhou. Olha para aquilo e em primeiro lugar aceite a situação e comece pensar no que ainda pode fazer mesmo que isso não seja o resultado desejado, porém busque romper com o desamino. Você pode se supreender como e quanto você ainda pode fazer.    

No final das contas o que queremos é que quando chegarmos no final de 2022, poderemos comemorar as conquistas, superações e transformações que fizemos nas nossas vidas. A partir desse estado podemos iniciar nossa jornada de evolução maior.

Referência: