Como se preparar para uma decepção?

Leitura de 3 minutos.

Quantas vezes não ficamos ansiosos esperando o resultado do vestibular, de uma entrevista de emprego, uma promoção de carreira ou até mesmo das eleições. Um dos mecanismos de enfrentamento durante períodos de incerteza é pensar na possível decepção. 

Então, como você se prepara para o que pode ser uma grande decepção, talvez algo que pode para mudar a sua vida? É melhor pensar nisso com antecedência? Ou você acaba desperdiçando energia e causando mais ansiedade a si mesmo enquanto espera o resultado? 

Eu sempre quis entender melhor isso, então pesquisei artigos especializados em comportamento e gestão.  Aqui estão 7  dicas muito uteis pesquisadas: 

1.  Pergunte a si mesmo se preocupar-se ajuda. 

De acordo com Prof. Art Markman (ref.1) às vezes, preocupar-se ajuda. Isso pode estimulá-lo a se preparar melhor – reduzindo sua ansiedade a longo prazo, pois se você quer ter sucesso e se preocupa com o fracasso, a lacuna entre essas  duas realidades cria motivação para agir. Por outro lado se você ja fez tudo da sua parte então se preocupar não vai ajudar, pois isso só alimenta os sentimentos ou até crenças limitadoras. 

2. Pense no que você fará no pior cenário possível.

 Uma ação, por exemplo, é reunir os recursos necessários para superar a decepção. Às vezes, a preocupação ajuda porque te obriga a pensar sobre contingências e como estar pronto para enfrentá-los. Para melhor lidar com o excesso de preocupção, alguns ferramentas podem aliviar a pressão da preocupação como:  tecnicas de mindfullness ou meditação, repetindo  frases autoaffirmativas reforçando nossos valores pessoais,  ajudando um amigo ou até fazer algum trabalho comuntario. Um boa forma também é conversar com pessoas que passaram por situações parecidas. Qualquer uma dessas práticas pode ajudar a torná-lo mais resiliente diante da decepção, pois ajuda a liberar as emoções negativas. 

 3.   Equilibre preocupação com esperança. (Sim, é bom ter esperança.)

 Esperar pelo melhor, preparar para o pior e sem surpresas no meio. As vezes pensar no melhor pode ser util como que roupa usar se for contratado ou quem você vai avisar da sua notícia boa. Líderes e gestores de sucesso têm a capacidade de antecipar e planejar para os contratempos, mas essa tática funciona melhor quando equilibrada com positividade e capacidade de aproveitar e experimentar o momento presente.

 4.  Controla sua confiança.

Você pode ter esperança, mas não precisa ser excessivamente confiante. Nem mesmo exagerar na possibilidade do resultado negativo, pois isso pode ser emocionalmente devastador. É fundamental “calibrar” nossas chances de sucesso ou fracasso sem exagero.

 5.   Evita antecipar seu sofrimento.

Você não vai se proteger contra a dor tentando senti-la com antecedência. De acordo com Daniel Kahneman autor do livro:  Rápido e Devagar – Duas formas de pensar, a mente piora tudo. Temos a tendência de superestimar a intensidade dos sentimentos negativos, como tristeza, raiva e frustração, e se pensamos em vivencia-los antes, corremos o risco de vivencia-los por mais tempo do que necessário.

 6.  Ressignifica a dor antecipada.

 Desejar algo é muito bom, pois significa que você se importa. Então, quando você estiver preocupado com o quão devastado pode se sentir, lembre-se de que esse é o preço para conquistar algo desejado. Se você não conseguir o resultado que deseja, todo o esforço que você colocar neste momento é para se preparar para uma próxima vez ainda melhor. Em outras palavras, só porque você perdeu uma batalha,  não significa que a luta não vale a pena ser enfrentada.

 7.   Faça algo para distrair

 Uma das melhores formas para se fortalecer enquanto espera pelo resultado é se distrair assistindo filmes que te fazem rir, praticar mindfulness, meditar ou fazer exercícios físicos. Isso diminui a energia da preocupação.

 Nesses momentos de muita incerteza e consequentemente de preocupação é importante lembrar que nos importamos com a nossa vida e é muito bom ter esperança.

 “O que vale a pena possuir, vale a pena esperar. ”

Edith Stein.

 Tenha paciência e esperança.

 Fonte:

 1.   Markman, Art. Bring your brain to work: using cognitive science to get a job, do it well, and advance your career.  Boston: Harvard Business Review Press, 2019.

2.  Kahneman, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. São Paulo: Companhia das Letras. 2012.

3.  Gallo, Amy. How to brace yourself for dissappointment. Harvard Business Review, 03 nov. 2020. Disponível em: https://hbr.org/2020/11/how-to-brace-yourself-for-disappointment?autocomplete=true. Acesso em: 17 nov. 2021.