Como lidar com uma traição na vida e nos negócios?

Leitura de 3 minutos

Você já se sentiu traído por alguém? Isso pode ser dentro de um relacionamento, amizade e no trabalho também.

Eu também passei por situações como essas algumas vezes que eu dei meu melhor, a minha confiança, meu tempo, etc. Engraçado como isso pode acontecer com as pessoas em quem nós mais confiamos ou seja as pessoas que nós menos esperamos.

Eu fiquei com raiva tanto com a pessoa quanto comigo, eu me senti ferido. Muitos pensamentos passaram na minha cabeça: como as pessoas que amo e confio tanto podem me trair dessa forma? Devo enfrentá-los? Eu os exponho? Como faço para lidar com isso?

Cada pessoa tem sua forma de reagir a essas traições. Alguns brigam, choram com raiva de si e do outro, etc. No fundo, passar por um momento tão difícil depende de como você deseja superá-lo de forma positiva ou negativa. Sei que pode parecer estranho pensar que pode lidar com a experiência totalmente negativa da traição de uma forma positiva, mas é possível. Eu sei porque eu fiz isso, e você também pode. Aqui estão cinco dicas que podem ser encaradas como novas crenças para recuperação:

 

1. Enfrente seu traidor.

 

Todo mundo tem um ponto de vista particular. O que parece uma traição clara para uma pessoa pode ser visto como uma perspectiva distorcida para outra. É por isso que é extremamente importante confrontar a outra pessoa envolvida. Como podemos perceber suas verdadeiras intenções?

Dê à pessoa uma chance de explicar. Não vale a pena se apegar a frustração se houver uma chance de que a “traição” pode ser um mal-entendido que gerou uma situação desconfortável.  Apegar-se ao ressentimento e às energias negativas em relação a uma pessoa inevitavelmente se espalhará para os outros relacionamentos de sua vida – profissionais e pessoais.

 

2. Evite dar passos atrás na sua evolução pessoal e profissional.

Vamos imaginar um edifício. Estamos todos em diferentes andares desse edifício. Esse edifício seria o edifício da evolução. Aqueles que trabalham continuamente para ter o que há de melhor estão em um andar superior e possuem vibração de andar superior. Aqueles que se concentram no que não está funcionando e se afundam em situações infelizes existem em andares mais baixos com uma vibração de andar mais baixo.

Eu trabalhei duro para minha vibração de andar superior, e trabalho ainda mais duro para mantê-la. Então expor aqueles que me traíram ou desejar o pior para eles como forma de vingança é uma mentalidade de quem pertence a uma vibração de andar inferior. A melhor forma de responder a essa situação é reforçar ainda mais a sua vibração.

Se você mantém uma vibração no andar superior, as pessoas olham para você, imaginam o que você está fazendo, ficam curiosas e começam a aumentar suas próprias vibrações. Se, por outro lado, você abaixa sua vibração para corresponder à deles, você não está fazendo nenhum favor a si mesmo (ou a qualquer pessoa ao seu redor). Escolha ir com sua vibração mais elevada, sempre. Você se sentirá melhor e orgulhoso de si mesmo, especialmente a longo prazo.

 

3. Coloque sua energia para alcançar aquilo que deseja.

Acredito que acordamos todas as manhãs com um certo suprimento de energia para o dia. Se pudéssemos quantificar, imagino que sua energia é 100 watts. Onde você vai gastar seu estoque de 100 watts?  Você quer colocar sua energia em acertar as contas com a pessoa que te traiu ou prefere criar a vida e o negócio que você realmente deseja?

Cada watt gasto em pensamentos ou ações negativas em relação às pessoas que me traíram tiraria watts do trabalho positivo e edificante que eu realmente quero fazer. Escolho direcionar minha energia de forma a tornar minha vida mais gratificante. Recuso-me a dar um único watt a mais de energia para os eventos negativos do meu passado. Você pode fazer o mesmo.

 

4. O que vai, volta (lei do equilíbrio)

O que você dá, você recebe de volta. É verdade na vida e nos negócios.

Escolha realizar ações alinhadas com seus valores e propósito e tome decisões a partir daí. Sempre. Só porque outras pessoas decidem ser desonestas ou fazer coisas que magoam, você não tem motivo para fazer o mesmo.

Coloque a boa Karma (def. 1) no mundo. Dê a energia que você deseja receber. As ações de um traidor são parte de seu karma, e toda essa negatividade vai se recuperar com o tempo.

 

5. Acolhe a traição.

Eu sei que isso é difícil, mas você deve fazer as pazes com a traição. Você precisa olhar o que aconteceu e perguntar: “O que aprendi com isso?”

A traição aconteceu por um motivo: para que você pudesse aprender algumas lições e seguir em frente. Se você tiver problemas para se livrar de suas frustrações, tente escrevê-las em um pedaço de papel e queimá-las. Seja qual for a sua forma de ação, você precisa começar a deixar seus sentimentos negativos fluírem – mas antes disso aprender algo com eles.

 

#dicadoAnand:

  A Constelação familiar é muito indicada para as pessoas que desejam entender as traições na sua vida e assim poder quebrar o ciclo.

 

Definições

1.   Karma vem do sânscrito e significa ação. A todo instante, com todas nossas atitudes, estamos produzindo karma – seja ele positivo ou negativo. Temos que assumir a responsabilidade de quem somos e daquilo que queremos; não nascemos para sofrer, nem para pagar por erros cometidos, para penitência, remissão, muito menos dos erros de vidas anteriores. Devemos assumir a responsabilidade de quem somos e por nossos atos.

Referencias:

·         Jung, Carl. O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.

·         Dawn, Melissa.  Positive ways to overcome betrayal in life and business. Entrepeneur. 21 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.entrepreneur.com/article/283686. Acesso em: 20 de novembro de 2021.