A busca por Aprovação: eu não consigo decidir nada sozinho(a)

Você anseia por aprovação e teme a rejeição? O seu sentimento de autoestima depende do que as outras pessoas pensam de você? Parece que voce sente que não tem controle sobre sua vida e isso traz insegurança. Com certeza isso precisa ser tratada e superada para que você se aceite como você é e satisfaça suas próprias necessidades emocionais, ao invés de depender de outras pessoas para satisfazê-las .

“Por vezes acreditamos que somos diferentes uns dos outros porque temos pais diferentes, porque viemos de famílias distintas. Ou ainda porque temos crenças diferentes. Talvez tenhamos passado e futuro diferentes.

Da mesma forma que você é diferente para mim, eu também sou diferente para você. E, mesmo assim, nos parecemos. Porque percebo algo similar em mim, posso criar empatia com que ocorre em você.

Caminho com teu movimento. ”

Essas palavras acima são de Bert Hellinger no livro “Mistica Cotidiana”. Essas frases refletem uma visão sistemica oriunda das Constelaçãoes familiares. Um caminho de interiorização com efeito terapeutico e auxilia na transformação do olhar daqueles que se expoem trazendo um novo significado  para dores e traumas, encontrar a força de vida e realização presente em todas as famílias.  

Qualquer pessoa pode viver essa experiencia transformadora, pois na historia familiar reside sabedoria que, às vezes, estava oculta ou pouco valorizada. Quando olhamos para nossa história pessoal, podemos ver que ninguém é menos ou mais e enxergar que somos dualidade: onde há sombra, há também luz.

Esse caminho se enfatiza mais a auto responsabilização e menos o autojulgamento, mais a aceitação de si mesmo e dos fatos ocorridos, não de maneira submissa, mas a maneira ativa.

A aceitação é uma força de amor poderosa, mas também é a que mais demanda estado de presença para saber quem se é e o que é possível fazer com as capacidades e habilidades que cada indivíduo tem hoje.

Portanto, segue abaixo 4 dicas para superar essa necessidade de aprovação:

1.   Identifica suas crenças e comportamentos.

As vezes a necessidade de amor e aprovação de cada pessoa significante na sua vida é algo que no seu momento atual de vida pode ser mais um desejo do que uma necessidade emocional.  Acrescentar a visão de alguém com mais experiência pode auxiliar na tomada de decisão porem se em tudo na sua vida você depende dessa aprovação cria-se uma inação com empecilhos e bloqueios e metas inatingíveis de perfeição. Identifica isso e começa a aceitar essa dinâmica de comportamento.

2.   Aceite-se por quem você é.                                                                                                                   É importante não confundir receber amor e aprovação com valor pessoal. Se você baseia seu valor como pessoa na aprovação dos outros a seu respeito, você está dizendo a si mesmo que precisa conquistar a  autoestima e o valor. Os outros não podem lhe dar valor intrínseco: somente você pode decidir que o possui. Você não pode confiar nos outros para atender às suas necessidades emocionais. Isso é algo seu. Ninguém melhor que voce para saber como voce é e o que deseja para senso de realização. Tudo que voce deseja para sua vida em termos de realização e conquista é sua e olha para isso.

3.   Decida por você mesmo o que você realmente quer.   

Pensar o que voce realmente quer e tomar os riscos. Muitas vezes podemos cometer erros. Ao cometer um erro, superando-o e aprendendo com ele, você percebe que voce pode aprender e superar todos seus erros com grandes lições de vida e sobre voce. Essa constatação diminuira a sua necessidade de aprovação com o tempo.

4.   Cria novas crenças positivas sobre si para substituir aquelas irracionais sobre aprovação.

Uma narrativa interna mais positiva sobre si começa a romper com alguns padrões de comportamento. Um exemplo de crença racional e positiva é dizer a si mesmo: “Eu gostaria da aprovação das pessoas, mas não é uma necessidade. Eu prefiro me aceitar como eu sou. ”

Aceitar a si mesmo é algo a ser conquistado com toda dedicação. Aproveita a começar a partir de momento que leu este texto. Esse processo é uma viagem ou até mesmo uma jornada, porem uma jornada de grandes descobertas e um olhar mais humano sobre si mesmo. Quanto mais gentil for consigo mesmo, se cuidar e se amor, mais motivação terá para se desenvolver e se transformar na sua melhor versão.  

Boa jornada.